top of page

1 ano de Curso na Plataforma Lumina - Saúde Mental, Direitos Humanos e Sistema Penal

O Lúmina UFRGS, plataforma de cursos online e gratuitos da Universidade, lançou o curso ‘Saúde Mental, Direitos Humanos e Sistema Penal’ há um ano. A atividade é resultado do Programa de Extensão Des'medida, vinculado ao Departamento de Psicologia Social e Institucional, e visa criar espaços de formação que contribuam com a desinstitucionalização da Medida de Segurança.

O curso está desenvolvido em quatro módulos teóricos no formato autoinstrucional e está referenciado nos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Criminologia Crítica. Cada módulo é subsidiado por textos e vídeos que compõem o ‘Ciclo de Diálogos Des'Medidos’ – entrevistas com profissionais sobre experiências e reflexões teórico-conceituais acerca da temática do curso.

A coordenação do curso é de Moises Romanini e Simone Paulon, do Instituto de Psicologia da UFRGS, e tem como convidados os professores Moysés Pinto Neto (Direito/ULBRA), Dario Pasche (Saúde Coletiva/UFRGS) e Miriam Dias (Serviço Social/UFRGS).

Desde o seu lançamento, em 16 de dezembro de 2020, o curso conta com mais de 4200 inscritos e 1172 cursistas concluintes. O curso continua disponível na plataforma e a equipe do Des'Medida está organizando um segundo curso a ser lançado na Plataforma ainda no primeiro semestre de 2022.



11 visualizações0 comentário
bottom of page