top of page

Seminários Formativos: Saúde Mental na interface com a Justiça Criminal

*SEMINÁRIOS FORMATIVOS* - _Saúde mental na interface com a justiça criminal: perspectivas antimanicomiais por um cuidado em liberdade_


Os Seminários Formativos: *“Saúde Mental na interface com a Justiça Criminal: perspectivas antimanicomiais por um cuidado em liberdade”* visam consolidar a base de trabalho do Núcleo de Saúde Mental e Justiça da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OABSP, tendo como pressuposto a cons-trução de um horizonte ético-político bem fundamentado na luta antimanicomial e antiprisional, na criminologia crítica e no abolicionismo penal, fomentando, assim, a constituição dos demais trabalhos e ações do Núcleo bem como, a continuidade de suas atividades seguindo um direcionamento estruturado e embasado pela teoria crítica e pelo cuidado em liberdade.


*De monstro social a louco criminoso: perspectivas histórico-críticas sobre criminalização da loucura*

_Data: 25/05/22, às 19h_

Ao vivo pelo YouTube: https://youtu.be/c-giI2YkKd8


*PALESTRANTES*


Thais Lasevicius

Psicóloga. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP). Pesquisadora sobre crime e loucura. Coordenadora colegiada do GEPEX.DH-AAT (UNIFESP) e Coordenadora do Núcleo Saúde Mental e Justiça da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OABSP.


Mário Alexandre Moro

Militante ativista no segmento usuário a 22 anos na Luta Antimanicomial, Conselheiro Municipal da Saúde (CMS) de Santo André segmento usuário, Coordenador da Comissão de Políticas Públicas do CMS, Coordenador segmento usuário da etapa Macrorregional da DRS I, Integrante da Comissão de Comunicação e Mobilização da 5° CNSM, Delegado no segmento usuário na Plenária Municipal de Saúde Mental de Santo André.



-----


*Dispositivos de criminalização e instituições prisionais: as medidas de segurança e os HCTP*

_Data: 26/05/22, às 19h_

Ao vivo pelo YouTube: https://youtu.be/Ubh2djniaMU


*PALESTRANTES*


Leonardo Biagioni

Defensor público do estado de São Paulo, coordenador do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria de São Paulo. Coordenador da Comissão de Execução Penal do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE). Máster em andamento na Universidade de Barcelona, em Direito Penitenciário e Questões Carcerárias.


Fábio Mallart


Mestre em Antropologia e Doutor em Sociologia pela USP. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de "Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos" e de "Findas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo.



----

Organização: *Núcleo de Saúde Mental e Justiça da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OABSP.*


Apoio: Secretaria de Cultura e Eventos da OABSP.


_Por uma sociedade sem manicômios e sem prisões!

41 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page